sábado, 4 de abril de 2009

Templos eletrônicos: a mídia cristã no Brasil (Parte I)

Há muitos anos, católicos e evangélicos deixaram a tarefa tradicional de evangelizar unicamente através de missas e de cultos. Levar a palavra de deus ao alcance das massas – sejam elas cristãs ou não – passou a ser o principal objetivo de grupos religiosos daquelas duas denominações.

Dominar a mídia é a grande meta. E para isso, controlar meios como o rádio, a televisão, a internet e os jornais impressos tornou-se a bola da vez no universo religioso brasileiro. No início, a presença das igrejas nos meios de comunicação se dava pela veiculação de programas com pregações e missas no rádio e na TV. Mas dominar a mídia, na visão de católicos e evangélicos, ultrapassa tais práticas e alcança o controle direto da propriedade dos meios de comunicação para vender a palavra de deus e formar legiões de fiéis.

Pelo menos oito entidades cristãs – quatro católicas e quatro evangélicas – figuram entre os protagonistas no desigual sistema de mídia existente no país. São elas, entre as evangélicas, Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), Igreja Internacional da Graça de Deus, Igreja Apostólica Renascer em Cristo e Igreja Assembleia de Deus; já entre as católicas, Fundação João Paulo II (Canção Nova), Congregação do Santíssimo Redentor, Associação do Senhor Jesus (ASJ) e a Organização Monteiro de Barros.

Nos parágrafos a seguir, conheça os veículos de comunicação que cada um desses grupos religiosos controlam. Cabe lembrar que boa parte das informações foi pesquisada nos sites oficiais de cada igreja, e que por vezes aparecem superestimadas, um tanto fora da realidade; porém, fornecem um quadro razoável acerca do que estamos debatendo.

E para fechar a primeira parte deste artigo, alguns dados sobre a propriedade das emissoras de rádio e TV sob o controle de católicos e evangélicos, com informações retiradas do portal Donos da Mídia.

A mídia evangélica

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é a representante maior dos evangélicos em termos de poder midiático. Detém dois veículos impressos: a revista Plenitude, dedicado a temas cristãos, e o jornal Folha Universal, a maior tiragem entre todos os jornais do País (mais de 2 milhões de exemplares), que aborda política, economia, saúde, cotidiano e assuntos internacionais, como um jornal convencional.

A IURD controla uma das maiores redes de televisão aberta do país, a Record. A emissora aglutina em sua rede seis emissoras próprias e mais 31 formadas por afiliadas em quase todo o Brasil. O grupo religioso, além da Rede Record, é proprietário de duas outras emissoras: Record News, canal de notícias 24 horas ,que hoje transmite no mesmo canal antes pertencente à Rede Mulher, e a Rede Família.

A igreja do bispo Edir Macedo controla ainda a Rede Aleluia de Rádios, composta por 64 emissoras afiliadas espalhadas em 22 estados do país. Na grande rede, a IURD tem o portal Arca Universal, com uma ampla variedade de assuntos, inclusive para não-cristãos.

O grupo neopentecostal mantém programas de televisão em várias emissoras, desde as de alcance nacional até as afiliadas nos estados. São eles: O Despertar da Fé, Espaço Empresarial, Falando de Fé, Fala Que Eu Te Escuto, Em busca do Amor, Santo Culto em Seu Lar e Gospel Line. No meio rádio, a Universal mantém programas em 23 rádios no Rio de Janeiro e em São Paulo. No mercado fonográfico, a IURD é proprietária da Line Records, dedicada apenas à música gospel.

Outro grupo religioso que ganha cada vez mais espaço nos meios de comunicação é a Igreja Internacional da Graça de Deus, proprietária da Rede Internacional de Televisão (RIT). Segundo informações do portal da Igreja, a RIT é composta por oito emissoras próprias e é retransmitida em dezenas de canais por todo o Brasil. O alcance estimado é de 42% dos domicílios em todo o país através de canais em UHF/VHF, a Cabo e por Satélite.

A RIT também está chegando aos Estados Unidos. A igreja controla ainda a Nossa TV, sistema de TV por Assinatura com transmissão em DTH (via satélite), e uma programação elaborada e escolhida pelo principal nome da Igreja Internacional da Graça de Deus, o missionário R.R. Soares. São ofertados de 22 a 36 canais, em dois pacotes diferentes com uma programação das mais variadas redes de televisão.

A Igreja veicula em algumas das maiores redes de TV do país, como a Rede TV! e a Band o programa Show da Fé, uma das principais vitrines da denominação religiosa. No ramo musical, conta com uma gravadora, a Graça Music. O mercado editorial também compõe os negócios da igreja, com a Graça Editorial.

A Igreja Apostólica Renascer em Cristo, de propriedade do polêmico casal bispa Sônia e apóstolo Estevam Hernandez, controla a Rede Gospel de Televisão, que alcança, via satélite, 74% de todo o território nacional. No meio rádio, eles possuem a rádio Gospel FM, em São Paulo. No ramo fonográfico, eles detêm a Gospel Records. Na internet, a Renascer mantém canais para crianças e jovens, de notícias, de música e entretenimento.

A Fundação Evangélica Boas Novas, da Igreja Assembleia de Deus, é detentora da Rede Boas Novas de Televisão, do estado do Amazonas. Criada graças à mobilização dos fiéis da Assembleia de Deus, denominação religiosa que adquiriu a Rede Brasil Norte de Televisão, a Rede Boas Novas Rádio, Televisão e Satélite controla seis emissoras de rádio e um canal de satélite - o JESUS SAT RÁDIO - e está presente em Belém (PA), Brasília (DF), Cabo Frio (RJ) Porto Velho (AC) e Manaus (AM).

A emissora de TV atinge 100 cidades brasileiras, em 20 estados, via satélite, a partir de três geradoras de programação: no Rio de Janeiro, em Manaus e em Belém.

A mídia católica

A Fundação João Paulo II, da Renovação Carismática Católica, vertente que mais se destaca no catolicismo brasileiro atual, detém a Rede Canção Nova de Rádio AM e FM, formada por uma geradora e mais 15 retransmissoras espalhadas em vários estados. A comunidade conta ainda com a veiculação de seus programas em outras sete rádios de diferentes cidades brasileiras. A transmissão é feita via satélite.

A Canção Nova, que se coloca na missão de evangelizar através dos meios de comunicação, possui ainda a Rede Canção Nova de Televisão, com sete geradoras de TV em seis diferentes estados (São Paulo, Santa Catarina, Sergipe, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal). São 500 retransmissoras e 200 operadoras de TV por Assinatura em diversas cidades do país. No mercado editorial, contam com a Editora Canção Nova.

A Congregação do Santíssimo Redentor controla a TV Aparecida, transmitida por mais de 140 canais (UHF e VHF) em dezenas de cidades de todo o país. Ela também está disponível na operadora de TV Paga por satélite, a SKY. O grupo católico ainda detém duas rádios: a Rádio Aparecida AM e a Rádio Aparecida FM. As duas geradoras da Aparecida contam com 69 emissoras afiliadas em grande parte dos estados brasileiros.

A Igreja Católica no Brasil possui a chamada Rede Católica de Rádios, com mais de 200 rádios em AM e FM. É uma associação de emissoras vinculadas a instituições da Igreja, como arquidioceses, dioceses e congregações religiosas e grupos de cristãos leigos.

O Organização Monteiro de Barros está à frente da maior e mais tradicional rede de TV católica do país, a Rede Vida. A emissora é captada por mais de 15 milhões de antenas parabólicas. Seu sinal em TV Aberta alcança mais de 1.500 municípios, entre eles as capitais e as 440 maiores cidades do Brasil.

A Rede Vida é transmitida ainda pelas operadoras de TV por Assinatura NET, SKY, TVA e TEC SAT e noutras 13 espalhadas pelo país. A programação da emissora é variada e abrange públicos diversos, não estando voltado apenas a temas cristãos. Foi neste canal de televisão que nasceu o maior fenômeno midiático da Igreja Católica, o padre Marcelo Rossi, responsável pela venda de milhões de discos.

A Associação do Senhor Jesus (ASJ), assim como a Canção Nova, assume a função de evangelizar através dos meios de comunicação que controla diretamente. A entidade mantém a TV Século 21, que alcança 26 estados do país através da transmissão via satélite e pode ser captada por antenas parabólicas.

Dados do portal Donos da Mídia sobre a mídia cristã no Brasil


Mídia Evangélica

(Igreja Universal do Reino de Deus)

Rede Record
Possui 142 veículos, considerando os de suas afiliadas. Pelo menos 30 grupos estão afiliados à Record. A emissora detém 870 retransmissoras de TV em todo o Brasil.

Record News
Possui, junto com as afiliadas, 42 veículos de comunicação. São quatro o número de grupos de mídia afiliados ao canal de notícias, que detém 111 retransmissoras de TV pelo país.

Rede Família
São 27 veículos da Rede Família e de seus grupos afiliados. Um grupo está afiliado à essa rede, que possui seis retransmissoras, todos localizadas no estado de São Paulo.

(Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra)
Rede Gênesis
São 11 veículos da Rede Gênesis e de suas afiliadas. Os grupos afiliados são dois. Possui quatro retransmissoras.

(Igreja Apostólica Renascer em Cristo)
Rede Gospel
São 11 veículos que compõem a Rede Gospel e suas afiliadas. Um é o número de grupos afiliados. Possui três retransmissoras.

Rede Brasil de Televisão (RBT)
São 14 veículos que compõem a RBT, além de suas afiliadas. Três grupos são afiliados à Rede, que detém 20 retransmissoras de TV pelo Brasil.

(Igreja Internacional da Graça de Deus)
Rede Internacional de Televisão (RIT)
São quatro veículos de comunicação da RIT e de suas afiliadas. Um grupo é afiliado à rede, que possui 98 retransmissoras de TV.

(Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Amazonas)
Rede Boas Novas (RBN)
São 10 veículos da RBN e suas afiliadas. Um grupo é afiliado à rede, que possui 60 retransmissoras de TV.

(Legião da Boa Vontade)
Rede Mundial de Televisão (RMTV)
São 10 veículos controlados pela RMTV e suas afiliadas. Um grupo é afiliado à Rede. A distribuição do canal é feita quase exclusivamente via TV Por Assinatura.

Mídia Católica

(Congregação do Santíssimo Redentor)
TV Aparecida
São 17 veículos controlados pela TV Aparecida e seus grupos afiliados, que são dois. Possui 18 retransmissoras.

(Organização Monteiro de Barros)
Rede Vida
São 13 veículos da Rede Vida de Televisão e de suas afiliadas. O número de grupos afiliados é três. A rede possui 445 retransmissoras de TV em todo o Brasil.

(Fundação João Paulo II)
Canção Nova
São 12 veículos da Rede Canção Nova e de suas afiliadas. São dois os grupos afiliados à rede. Possui 305 retransmissoras.

(Arquidiocese de Belém do Pará)
Rede Nazaré
São veículos de comunicação da Nazaré e de suas afiliadas. Um grupo é afiliado à rede. Possui 78 retransmissoras.

(Associação do Senhor Jesus)
TV Século 21
São dois veículos da Século 21 e de suas afiliadas. Um grupo é afiliado à TV. Possui 16 retransmissoras.

No próximo artigo, o blog discute, entre outros assuntos, a prática ilegal do arrendamento das programações de TV por grupos religiosos, em especial os evangélicos, e as verdadeiras funções dos serviços de rádio e TV.

Até a próxima!

Nenhum comentário: