sábado, 24 de outubro de 2009

A mídia em terras capixabas: um retrato da comunicação no Espírito Santo (Parte I)

O Mídia Aberta, por mais de um ano, tratou de falar da realidade dos meios de comunicação em todo o Brasil: o coronelismo eletrônico marcante das regiões Norte e Nordeste, a concentração das grandes redes nacionais geradoras de conteúdo de rádio e TV no eixo Rio-São Paulo, traçou um mapa da mídia nas mãos de católicos e evangélicos, entre outros temas relacionados.

Agora, com a ajuda do portal
Donos da Mídia e outras fontes, chegou o momento de averiguar o que se passa num estado cercado por grandes centros urbanos e protagonistas na produção de conteúdo escrito, sonoro e audiovisual para todo o país. Refiro-me ao Espírito Santo, lugar este desprovido de um espaço cativo na grande mídia nacional, mas que merece ser alvo de um olhar crítico sobre os meios de comunicação que abriga.

Famílias, grupos empresariais e propriedade cruzada
.
A concentração da propriedade observada na grande mídia brasileira não é um aspecto exclusivo dos centros urbanos de abrangência nacional, como o eixo Rio - São Paulo. No Espírito Santo, formas bastante tradicionais de controle de diferentes meios de comunicação (como rádio, TV, jornais, revistas e internet) por um mesmo grupo simultaneamente – característica esta da propriedade cruzada - também são comuns.

Em terras capixabas, são poucos os grupos de mídia que dominam os diferentes veículos de comunicação de massa, e todos têm como seu carro-chefe um canal de televisão. São eles os porta-vozes e representantes locais dos interesses dos maiores conglomerados midiáticos do país (Globo, SBT, Record, Bandeirantes e Rede TV!).

Em evidência estão algumas famílias que comandam os veículos de comunicação de maior incidência no Espírito Santo, a exemplo dos Buaiz (Rede Vitória de Comunicação) e dos Lindenberg (Rede Gazeta de Comunicações), como também os grupos empresariais, que atuam em diferentes setores da economia – como o Grupo Buaiz (Rede Vitória de Comunicação, Shopping Vitória, Buaiz Alimentos, entre outros negócios), e o Grupo Industrial João Santos (cimento Nassau, Nassau Editora, Rádio e TV Ltda, Rede Tribuna de Comunicações, entre outros segmentos).

Mapa da mídia capixaba



Segundo mostra o portal Donos da Mídia, ao todo, são 142 veículos no Espírito Santo, que possui 13 geradoras de TV, a maioria localizada na capital, Vitória. O estado ainda recebe por meio de 223 retransmissoras a programação de 17 redes de TV.

Abriga um número considerável de rádios comunitárias (28 emissoras), superando o número de rádios OM (AM – 20 emissoras) e tendo perto da metade do número total de rádios FM (47 emissoras).

Quanto à imprensa escrita, os capixabas contam com 12 jornais - a maioria desses de circulação limitada aos municípios – e quatro revistas. Os veículos impressos de influência estadual (são três jornais apenas) estão concentrados em Vitória.

Dois grupos de comunicação se destacam no estado. Primeiro a Rede Gazeta, afiliada à Rede Globo, tem 9 veículos (um a mais que o citado pelo Donos da Mídia), sendo 4 veículos de TV espalhados em quatro regiões diferentes do estado (confira tabela abaixo). Na internet, detém o Gazeta On Line. É o grupo de mídia mais poderoso do Espírito Santo e, com a ajuda de sua nave-mãe (a Rede Globo), domina a audiência no rádio e na TV.




À exceção no quesito jornal, veículo em que a Rede Gazeta perdeu a hegemonia para o jornal A Tribuna, propriedade da rede do mesmo nome. Afiliado ao SBT, a Rede Tribuna ocupa o segundo lugar no estado. Possui 5 veículos, também nos mais diversos segmentos (jornal, TV, rádio AM e FM e internet).



Outros três grupos de comunicação privados merecem destaque, embora não demonstrem a mesma influência e abrangência dos anteriores. São eles a Rede Vitória de Comunicação (afiliada à Rede Record), que possui três veículos (uma rádio AM e outra FM, e a TV Vitória), a TV Capixaba (afiliada à Rede Bandeirantes ou Band) e a Rede TV! ES (afiliada à Rede TV!).

A surpresa na pesquisa fica por conta do Sistema de Comunicação Adventista, grupo de mídia ligado à Igreja Adventista. Eles detêm três veículos, todos emissoras de rádio, sendo uma AM e duas FM.

Veículos de controle público

Os meios de comunicação de caráter público não possuem – nem de longe – a mesma força dos demais. O Governo do Estado, por exemplo, detém a RTV-ES, uma rede que inclui uma emissora de rádio (a Rádio Espírito Santo AM) e um canal de televisão (a TVE). Já a Empresa Brasil de Comunicação (EBC, antiga Radiobras), pertencente ao Governo Federal, aparece com uma estação de rádio AM no interior capixaba.

Na próxima edição do Mídia Aberta, vamos conhecer mais características que marcam a paisagem das comunicações no Espírito Santo.

Até a próxima!

Nenhum comentário: