domingo, 6 de setembro de 2009

Dia 12 de setembro tem Conferência Regional Livre de Comunicação em Vitória (ES)

Chegou a vez de os capixabas arregaçarem as mangas e se prepararem para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação

(Com informações do
blog da Conferência Regional Livre de Comunicação)

No dia 12 de setembro (sábado), cinco municípios do Espírito Santo irão participar juntos da Conferência Regional Livre de Comunicação. O momento é uma oportunidade para a sociedade debater a realidade local das questões comunicacionais e assumir sua responsabilidade de mudar os meios de comunicação do Estado.

Poder público, entidades e pessoas estão mobilizadas e participam do evento como colaboradores: Abraço, Enecos, Coletivo Intervozes, Famopes, Sindicato dos Jornalistas, Sintraconst, Conselho Regional de Psicologia, Universidade Federal do ES, Gabinete do vereador Alexandre Passos, Gabinete do deputado estadual Cláudio Vereza, MST, Secretaria de Comunicação de Cachoeiro de Itapemirim, Centro de Referência da Juventude, Sindicato dos Bancários, Revista Viração e Prefeituras de Vitória, Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha.

A Conferência Regional Livre é um dos eventos que acontece por toda Federação como etapa preparatória para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) em Brasília, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, cujo tema é “Meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”.

A Comissão Pró-Confecom do ES e os apoiadores já estão organizados e preparando a Conferência, que estima receber mais de 150 pessoas no auditório do Centro de Artes (Ufes) no horário de 8h às 18h. As inscrições podem ser feitas no sítio da Conferência Regional Livre de Comunicação.

Temas e convidados

A lista de convidados da Conferência Regional Livre de Comunicação promote enriquecer as discussões e deixar os capixabas bem preparados para os embates da Conferência Nacional de Comunicação, em dezembro.

Para abrir o evento, Renato Rovai (da Revista Fórum), Jonas Valente (do Coletivo Intervozes e membro da Comissão Organizadora Nacional da Conferência de Comunicação) e Ruth Reis (secretária de Comunicação de Vitória) debatem o tema Princípios de uma Comunicação democrática. O mediador será Zé Nilton Oliveira Santos (da Abraço-ES).

Logo em seguida, na segunda parte dos debates, Sérgio Amadeu (do movimento Software Livre) e Pedro Markun (diretor do Jornal de Debates) trazem o tema As novas mídias e a construção da cidadania. O professor de Comunicação Social da Ufes Fábio Malini será o mediador dessa mesa.

Grupos de Trabalho

Além dos seminários, a Conferência Regional Livre de Comunicação traz quatro Grupos de Trabalho (GTs), nos quais os participantes irão discutir os seguintes temas: Mecanismos de controle social da mídia, As novas formas de distribuição e circulação de bens culturais, Educomunicação e A importância de um sistema público regional de Comunicação.

Todas as presenças estão confirmadas. Agora, só falta você confirmar a sua! Faça sua inscrição, participe dos debates e vamos construir juntos uma nova realidade para os meios de comunicação no Brasil.

Se não mudamos nós, a mídia não muda!

Até a próxima!
.

Nenhum comentário: